Desabafos de uma mãe frustrada

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Da série "sinto-me uma péssima mãe".
Agora que o Antonio tem quase um ano, finalmente decidi que é hora dele começar a dormir sozinho no berço dele.
Meu Deus, como é difícil. Exige muita paciência e persistência. Porque acreditem, um bebê, quando quer e quando está perante uma mãe cansada e com fome, consegue tudo.
O Antonio é bem agarrado a mim. E desde que mudamos, ele só adormece no meu colo e dorme na minha cama. Eu confesso que adoro dormir de mão dada com ele, mas entendo que meu papel como mãe é ajudá-lo a se desprender e a ser mais independente.
Ontem foi o primeiro dia de tentativa. Ele capotava nos meus braços, mas era só colocá-lo no berço que despertava. E começava tudo de novo: volta para o colo até dormir e berço. Acordava. Colo e berço. Acordava. Devo ter feito isso umas 10 vezes. Já era meia-noite e eu nem tinha comido ou tomado banho. Entrei em desespero. "Meu filho consegue tudo o que quer, não tenho forças para isto". O rímel escorria pelo rosto à medida que eu me desesperava. Ele me via chorar e chorava mais ainda. " Ah, meu Deus, me ajuda".
Aí lembrei das vezes que a minha irmã me xingava porque eu dizia que ele só dormia no colo. "Vais-te arrepender". Ah, como ela estava certa. Como eu queria voltar lá atrás, quando ele tinha poucos meses.
Nos livros de maternidade, ninguém fala como a falta de sono e de descanso pode te levar à loucura. Temo que haveria até uma diminuição drástica das taxas de natalidade se alguém tivesse a audácia de contar que às vezes você, mãe, vai dormir vencida pelo seu filho, sem comer, sem tomar banho e sem escovar os dentes. E que você vai dormir chorando de culpa achando que está falhando no seu papel como educadora.
Saga para ensinar Antonio a dormir sozinho: 1-0 para ele.

2 comentários:

  1. e um trabalho solitario o de ser mae ...porque essas dificuldades ninguem divide com vc.o pai sai de mansinho, diz q tem q dormir porq trabalha cedo...e a gente fica com o abacaxi pra descascar.ninguem se lembra de que vc tambem estara de pe de manha...ben mais cedo q os outros.

    ResponderExcluir
  2. e um trabalho solitario o de ser mae ...porque essas dificuldades ninguem divide com vc.o pai sai de mansinho, diz q tem q dormir porq trabalha cedo...e a gente fica com o abacaxi pra descascar.ninguem se lembra de que vc tambem estara de pe de manha...ben mais cedo q os outros.

    ResponderExcluir

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS