Tipos de entrevistados

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Para quem não sabe, sou jornalista, formada em Portugal, e atuo na área há oito anos. Nesse tempo, tive a oportunidade de conhecer muitas histórias e muitas pessoas. Todos nós temos nossas particularidades, mas é possível, ao longo do tempo, formar subtipos de entrevistados. Pessoas acostumadas a dar entrevistas, pessoas que nunca falaram com um jornalista, e até, ouso dizer, pessoas que não sabem o que é um jornalista. Na hora da entrevista, eles são bem peculiares. 

O entrevistado "'É para a TV Diário?'"


São normalmente pessoas entrevistadas na rua. Talvez por não estar acostumado a ler jornal, esse entrevistado acha que jornalismo é só TV. Então, quando o repórter o aborda perguntando se pode participar de uma reportagem sobre, sei lá, a obra X que está acontecendo no centro, ele sempre pergunta: "Isso é para onde, para a TV Diário?". Que atire a primeira pedra o repórter de impresso que nunca escutou isso.

Reação do jornalista:
"Não, senhora, é jornal"


O entrevistado que nunca foi entrevistado


A pessoa chega a suar de tão nervosa. Na hora de marcar a entrevista, este entrevistado faz um monte de pergunta: "Mas e como funciona isso? Vai ser publicado? Você vai gravar ou escrever? Você faz as perguntas ou eu que vou falando?". Na hora da entrevista propriamente dita, ele gagueja, fala pausadamente para o repórter conseguir escrever tudo e pede para ver o texto antes de ser publicado. Às vezes liga na redação ou manda e-mail acrescentando alguma informação que na hora da entrevista, com o nervoso, esqueceu de passar.

Reação do jornalista:
"Confia em mim, moço, vai dar tudo certo".


O entrevistado entrevistador


São pessoas mais acostumadas com a mídia. Ele quase que quer fazer o trabalho do jornalista, acrescenta informação que não foi perguntada e quer saber coisas da vida do repórter. "Mas e aí, há quanto tempo você está lá no jornal? Ah, você é portuguesa? E como veio parar em Mogi? E a sua família mora toda lá? E foi fácil se adaptar ao Brasil? Viaja sempre para lá? E como estão as coisas por lá? Dizem que a crise está feia né?"

Reação do jornalista:
"Moço, sou meio tímida, não gosto de falar
 de mim, prefiro os bastidores".


O entrevistado Lulu Santos/Suzana Vieira



Esse é uma evolução piorada do entrevistador. Ele não acredita na competência do repórter que mandaram para o entrevistar, ele não tem paciência para pessoas que estão começando Suzanita VIeira, te amamos e ele não responde às perguntas. Ele fala o texto, inclusive FALANDO 'vírgula', 'ponto', 'parágrafo'. Ah!, se ele não gostou das perguntas feitas, é simples: ele se autoentrevista, que nem o Lulu Santos fez (leia sobre isso aqui).

Reação do jornalista:
"Mas eu estudei para isto?"


O entrevistado que não pode parar para responder a "essa pesquisa"

Senhora?
Mais um entrevistado típico de pautas de rua, especialmente o temido "Povo fala". As pessoas estão tão de saco cheio de serem paradas na rua para responder a pesquisas chatas que quando são abordadas pelo pobre repórter que só quer terminar aquilo logo, já vão dando patada dizendo que estão atrasados, que não querem responder pesquisa nenhuma. Sobra para o coitado do jornalista que não aguenta mais ficar no sol implorando para alguém dar entrevista para ele fechar a matéria.

Reação do jornalista:
"Por favor, moço, só falta uma pessoa,
prometo que é rápido".

O entrevistado editor

Ele quer ter a palavra final sobre o que será publicado. Ele pede para mandar seu próprio texto, ele escolhe a foto que quer que saia, ele pede para ler a matéria antes de ser publicada, ele muda a matéria do jornalista e deixa o texto com erros de concordância e gramaticais e ele quer ver a página diagramada.  

Reação do jornalista:
"..."

O entrevistado camarada



É a pessoa perfeita de ser entrevistada, direta nas respostas, responde todas as perguntas, é simpática e nem faz questão de ver o texto antes de ser publicado. Ele confia na competência do jornalista.

Reação do jornalista:
"Ai, como adoro ser jornalista, e conhecer
pessoas legais, olha só que cara gente boa,
meu, adoro ser jornalista, melhor profissão".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS