Depressão é coisa séria!

terça-feira, 6 de outubro de 2015

É incrível como em pleno 2015 ainda tem gente que acha depressão frescura, desculpa de gente chata ou, pior ainda, falta de fé em Deus.
A depressão está por toda a parte, inclusive dentro da igreja (e em várias situações na Bíblia). E está na hora de sabermos lidar com a depressão pelo que ela efetivamente é: uma doença como qualquer outra e, por isso, deve ser tratada com profissionais.
A depressão é fruto da correria da vida moderna e do excesso de expectativas que colocamos nos outros e em nós mesmos. As próprias pessoas com depressão demoram a perceber que aquela tristeza é de fato algo mais sério.
Admitir a depressão é o primeiro passo para a pessoa doente. Mas e como devem agir quem está à sua volta?
Primeiro, não falem "Isso é falta de Deus. Vai procurar uma igreja"
Pessoinhas de Jesus, parem de falar isso. Crente deprimido tem Deus, sim. Ele ora também. E ele também tem comunhão com Deus. Mas ele está doente. Pelas mais variadas razões: traumas, abandono, abusos... E sabem que mais? Deus sabe de tudo isso! Ele quer ajudar os seus filhos deprimidos. Por isso Ele, além de enviar o Espírito Consolador, capacita profissionais a cuidar desse tipo de casos. Afinal, quando uma pessoa tem um problema renal, a gente fala para ele ir no médico, não é? Por que agir diferente com o deprimido?
Não fale "Você precisa ser forte"
A pessoa sabe que precisa ser forte. Ela não precisa de mais um dedo apontado para ela a lembrando de como ela é incapaz. Ao invés disso, pergunte como você pode ajudar.
Trate a depressão como uma doença
Depressão é coisa séria e pode levar à morte. Não é frescura de "gente fraca de cabeça" ou "pobre de espírito". É uma doença e que deve ser tratada como tal. Só que a sociedade não está preparada para admitir que nós precisamos de cuidar da nossa mente. Deprimido é fraco aos olhos da maioria. E num mundo em que o mais forte é que sobrevive, demonstrar sinais de fraqueza é inconcebível para muitos.
Eu até defendo que todo mundo deveria fazer psicoterapia. O autoconhecimento pode ser libertador e melhorar as relações sociais.
É triste ver esposas, mães, mulheres de Deus morrendo por dentro com medo de serem julgadas por ter depressão. "Nooossa, como assim está deprimida? Tem tudo! Tanta gente doente de verdade e ela reclamando de depressão". Gente, sério, em nome de Cristo, parem.
Se você tem alguém com depressão na família, deixe o julgamento de lado e tente ajudar essa pessoa. Orem a Deus por ela, falem de Deus para ela, mas também a ajudem a encontrar ajuda profissional. O bem-estar da família agradece esse cuidado.
Vamos julgar menos e ajudar mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS