O que as pessoas precisam saber sobre a licença-maternidade

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Já passou quase um ano desde que voltei a trabalhar, mas o tempo em que fiquei de licença-maternidade foi tão intenso que lembro até hoje.
Por isso, decidi compartilhar algumas coisas que acho que é necessário que todos saibam sobre licença-maternidade.

Licença-maternidade não são férias.
"Ah, quatro meses só descansando, né?". Amigos, não. Licença-maternidade é tudo menos descanso. É ficar noites sem dormir, dar de mamar a toda hora, cuidar do bebê e, de quebra, ainda dar um jeito na casa para que não pareça que passou um furacão.

Ficar o dia inteiro sem conversar com um adulto pode levar a mãe à loucura
Quando o pai trabalha o dia inteiro, a mãe acaba ficando muito sozinha. Parentes podem ir para visitar, mas eles mesmos acabam por não querer incomodar e não vão tanto. Então, a mãe fica o dia inteiro, durante quatro meses, sem falar com adulto. Lembro que o momento alto do meu dia era quando colocava o Antonio no sling e ia ao supermercado. Era quando conversava um pouco com a moça do caixa e isso me alegrava por uns breves instantes.



Dê atenção à mãe.
Sim, bebês são lindos e fofos e todos querem apertar. Mas evite ignorar a mãe quando vai ver o bebê ou quando os encontra na rua. Eu lembro que as pessoas nem olhavam na minha cara, nem me cumprimentavam, já iam logo " nhoooon olha esse bbzinho que lindo não sabia que já nasceu olha como parece com o pai" ahaahahah. Até hoje as atenções são sempre para ele. Hoje nem ligo, mas na época ficava muito triste. Me sentia uma vaca leiteira invisível rs. Hormônios são coisa séria. Gente, após o parto, há uma queda severa dos hormônios da mulher e ela meio que pira. Está cansada, com sono, seu corpo mudou totalmente e ela só quer ter um carinho.

Lavar o cabelo pode se tornar um grande desafio. Quando viramos mães, é criado um dilema na nossa cabeça sempre que o bebê dorme: "E agora, o que faço? Limpo a casa? Como? Durmo? Escovo os dentes? Tomo banho? Lavo o cabelo?". Dormir e comer estão no topo da lista. O resto vai se fazendo.

Toda mãe se culpa pelo fim da licença.
O  fim da licença é a temida hora de decidir o que fazer. Procurar creche, babá, deixar com a avó ou parar de trabalhar. Independentemente da decisão, a mulher vai sempre questionar se tomou a decisão certa.

Licença-maternidade não é fácil. Eu mesmo quase enlouqueci. A boa notícia é que melhora. Sempre melhora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS