Coisas sobre Portugal (e os portugueses) que nem todo mundo entende

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Poder conhecer diferentes culturas é uma forma de enriquecimento. Morar em outro país, então, pode se tornar hilário se as diferenças forem muito gritantes.
Apesar de falarem a mesma língua, brasileiros e portugueses, realmente, têm pouca coisa em comum. Há pouco tempo fiz um post sobre as coisas que mais estranhei quando mudei para cá, então, achei legal falar sobre coisas que em Portugal são bem diferentes.

O varal fica para o lado de fora da janela



Em Portugal, varal se chama estendal e, lá, ele é do lado de fora da janela. E como a maioria das pessoas lá mora em apartamento, é preciso um cuidado extra para não deixar a roupa cair lá em baixo.


É comum comer sopa antes da refeição principal




Em Portugal, a sopa está presente em todas as refeições, seja almoço ou jantar, verão ou inverno. Ela é servida antes do prato principal. Por ser um prato comum, temos uma infinidade de sopas - ah, e lá, a preferência vai para os caldos, tudo passado, nada de batata, queijo ralado ou macarrão.


No ano-novo, comemoramos com panelaço



Quem passa o ano-novo em Portugal pode achar que à meia-noite todo mundo decide protestar contra o governo rs. Mas não é nada disso! Lá, é tradição comemorar a virada do ano indo para a rua ou para a janela bater panelas. Ah, e lá nós falamos tachos ao invés de panelas. 

Portugueses adoram café expresso


Ah, o cafézinho de Portugal... Parece que ninguém funciona sem beber a bica (como chamamos o café expresso lá). É regra beber a bica depois do café da manhã (que lá chamamos pequeno almoço), do almoço e do jantar. Também temos nomenclaturas para cada tipo de café: a bica (que geralmente vai menos café na xícara), o café cheio (que, como o nome indica, vai mais café) e o carioca (que é um café mais fraco, parecido com o de coador que tomamos aqui e é um reaproveitamento dos grãos da máquina). Tem também as variações: o garoto (café com leite na xícara de café), meia de leite (café com leite na xícara de chá), galão (café com leite no copo alto) e carioca de limão (chá de limão servido na xícara de café). 


Os jornais começam todos no mesmo horário




Os telejornais em Portugal na TV aberta começam todos no mesmo horário, às 13h e às 20h. Também não há grande diferença nos programas de um canal para o outro.


Os caixas eletrônicos são na rua e são 24h de verdade




Quem precisa sacar dinheiro em Portugal, ou como dizemos lá, levantar dinheiro, não tem muito com que se preocupar, pois lá temos caixas eletrônicos (que chamamos de multibancos) na rua, aceitam todas as bandeiras e funcionam 24h de verdade (sim, porque aqui no Brasil os caixas 24h ficam dentro de lojas e supermercados que têm horário de encerramento.


Há uma grande rivalidade entre norte e sul




Há mais de cem anos que há em Portugal uma rivalidade entre o norte e sul, mais propriamente Porto e Lisboa. A "briga" é fortalecida por futebol, mas começou quando o Porto começou a crescer política e economicamente. Quem é do sul diz que o povo do norte é mal educado e fala errado, quem é do norte diz que o povo do sul é cheio de não-me-toques. Aí tem os pobres dos alentejanos (Alentejo é uma região no sul do país), que são zuados por todo mundo e tidos como burros e preguiçosos. Claro que é tudo uma grande brincadeira.


"Qué frô?"



Em Portugal há muitos emigrantes, sobretudo africanos, leste europeu, chineses, brasileiros e indianos. Estes últimos trabalham sobretudo com lojas e venda de flores. As flores, rosas, são vendidas individualmente, e em locais de grande movimentação de pessoas, tipo praças, parques e, principalmente, porta de restaurantes e baladas. Eles são tipo uma gang, enchem o saco mesmo de quem passa e ficam perguntando: "Qué frô, qué frô?" (quer flor?)


Condomínio é coisa de rico e prédio não tem porteiro



Sabe, condomínio? Tipo o conjunto de várias torres, porteiro, piscina e garagem? Em Portugal isso não é muito comum. O que é normal lá são prédios individuais mesmo, sem porteiro ou garagem. Quem tem carro estaciona na rua mesmo. Cada morador tem a chave da porta debaixo e entra e sai quando quiser e quem quiser. 

São pequenas coisas que podem ser engraçadas a quem está acostumado com um estilo de vida diferente, né?



Um comentário:

  1. PQP, como ceis penduram a roupa? Ninguém morre não? Pra q tanto nome pro café? Agora só vou te chamar de alentejana.

    ResponderExcluir

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS